Arquivo Mensal

Junho 2020

Raul de Orofino faz apresentação especial da comédia “Feijão com Arroz no Teletrabalho”

Atualidade/Concelho/Cultura/Mundo port

O ator, autor e palestrante Raul de Orofino faz esta noite, às 21h30, uma apresentação especial para a Associação Comercial de Braga da sua nova Comédia-Palestra Online. Intitulada “Feijão com Arroz no Teletrabalho”, a peça aborda a história de um casal, ambos em regime de teletrabalho e em stress, pois veem-se obrigados a conciliar a vida profissional com a vida doméstica, além de terem de conviver um com o outro 24 horas por dia, todos os dias.



Trata-se de uma história plena de humor que leva as pessoas a refletir sobre o atual contexto, de modo a poderem agir de uma forma construtiva face às mudanças em curso. No final, é feita a transição para a palestra, estabelecendo-se a ligação entre a alegoria e realidade: a necessidade de aprendermos a encarar as adversidades, viver as constantes mudanças com qualidade, conviver com as diferenças dos outros de forma saudável em casa e no trabalho, e a sermos mais solidários, mais tolerantes e mais pacientes. Resumindo, mais resilientes.

O acesso ao evento é gratuito, podendo a inscrição ser feita através do link da Associação Comercial de Braga https://bit.ly/WebinarACB13.

“Feijão com Arroz no Teletrabalho” estreia no ano em que Raul de Orofino completa 30 anos do seu projeto Teatro ao Domicílio e marca o lançamento de um novo formato teatral, a Comédia-Palestra Online direcionada às empresas. O objetivo é motivar os colaboradores para as novas mudanças, ajudando-os assim a adaptarem-se a esta nova fase da nossa vida coletiva.

O ator e palestrante apresenta também na Comédia-Palestra Online a sua fábula “A Verdadeira História do Lobo Mau”, da sua autoria, e que contém mensagens relacionadas com quebras de paradigmas e adaptação às mudanças. As suas apresentações são feitas através de plataformas informáticas como o Zoom, Hangout ou Skype.

Raul de Orofino é ator, autor, escritor, palestrante e professor de Inteligência Emocional, tendo mais de 5.000 apresentações no seu currículo. É autor do livro “Mário, o Teu Humor Está no Armário” (Edições Vogais e Cia.), que conta como as pessoas mudaram as suas atitudes no trabalho e na vida pessoal depois de terem aprendido a “alimentar-se de humor” nos vários países por onde atuou (Brasil, Portugal, Espanha, Itália, Angola e Cabo Verde).

O projeto inovador “Teatro do Domicílio” nasceu no Brasil em 1990. Três anos mais tarde, foi também precursor do projeto “Teatro em Aviões”, o que mereceu uma menção na revista norte-americana Time Magazine pelo facto de ser o primeiro homem no planeta a fazer teatro a bordo de um voo comercial. A partir daí, começou a apresentar os seus espetáculos nas empresas. Sendo autor, no final do espetáculo conversava com os colaboradores das empresas sobre as histórias a que tinham assistido. Estas conversas tornaram-se uma palestra e, desta forma, Raul tornou-se um ator-palestrante.

O ano passado, participou em outro projeto original, em parceria com o jornal Dinheiro Vivo, com o designado Xarope Emocional, uma web-série de 21 episódios de 2 minutos cada, que retratam com humor os comportamentos de personagens com desequilíbrios emocionais nas empresas.

Foto: DR.

PSD Barcelos “denuncia a imoralidade na ação” do executivo camarário em relação à mudança de Chefias

Atualidade/Concelho/Política port

Em nota enviada às redações, datada de hoje, dia 22 de junho, o PSD Barcelos “manifesta uma profunda preocupação quanto ao rumo errático e persecutório do executivo PS na gestão dos recursos humanos e na escolha de chefias na Câmara de Barcelos”.



O maior partido da oposição denuncia, igualmente, “a imoralidade na ação do executivo PS”, visto não ter justificado a cessação de funções dos quatro chefes de divisão, que surge a pouco mais de um ano do término do mandato atual, num momento em que o Presidente da Câmara – que não se pode recandidatar – não pode contactar com os funcionários.

Leia, na íntegra, a referida nota:

«Câmara reprova proposta de Chefias do executivo PS!

O PSD Barcelos manifesta uma profunda preocupação quanto ao rumo errático e persecutório do executivo PS na gestão dos recursos humanos e na escolha de chefias na Câmara de Barcelos.

Na reunião do dia 17 de junho, a Câmara de Barcelos não aprovou as propostas do executivo PS para o recrutamento de quatro Chefes de Divisão, cujas comissões de serviço foram renovadas pelo Presidente da Câmara em dezembro de 2016.

A cessação de funções dos Chefes de Divisão de Administração e Licenciamento, Finanças, Contratação Pública e Parques e Jardins foi comunicada no dia 26 de dezembro de 2019, precisamente o último dia para o efeito e encontram-se agora vagos após a cessação da comissão de serviço por motivos de não renovação, nos termos da lei.

Não obstante a legalidade da não renovação, o PSD denuncia a imoralidade na ação do executivo PS, atendendo a que,

1 – A cessação de funções dos quatro chefes de divisão foi comunicada sem que houvesse qualquer justificação

2 – A cessação de funções dos quatro chefes de divisão acontece num momento em que o Presidente da Câmara, responsável pelos Recursos Humanos, por motivos judiciais, não pode contactar com os funcionários

3 – A cessação de funções dos quatro chefes de divisão, e o consequente recrutamento de novos chefes de divisão, surge a pouco mais de um ano do término do mandato do Presidente, que não poderá recandidatar-se.

Obviamente, todos reconhecemos que os lugares de chefia não são eternos nem estão garantidos a priori, mas a cessação de comissões de serviço deverá ocorrer num início de mandato, assente até numa lógica de “revitalizar” equipas ou “refrescar” procedimentos.

No entanto, toda esta conjuntura parece indiciar, mais uma vez, um enorme desrespeito pelos funcionários do município e a falta de cumprimento de requisitos legais indispensáveis ao recrutamento.»

Foto: DR.

KERIGMA promove curso online para coordenadores de voluntários

A KERIGMA, em conjunto com sete organizações europeias, encontra-se a dinamizar um curso online para coordenadores e gestores de voluntários que visa “enriquecer as competências metodológicas que estes possuem nas áreas da comunicação, gestão, supervisão e cooperação”.



Este curso decorre no âmbito do projeto europeu Volunteering Management Expedition, uma iniciativa financiada pelo programa Erasmus+ da Comissão Europeia que se iniciou em setembro de 2019 e cuja data de término está prevista para agosto de 2021.

Até ao momento, o curso já alcançou cerca de 225 coordenadores/gestores de voluntários bem como outras partes interessadas que de uma forma ou de outra usufruíram do projeto VolExpo através da participação em webinars, web clinics e da inscrição na plataforma Itslearning que disponibiliza várias ferramentas/métodos que os usuários da plataforma podem estudar autonomamente e posteriormente implementar nas suas práticas diárias de forma a aumentar a produtividade e eficiência das atividades que gerem.

Dado que o curso apenas terminará no ano de 2021, aqueles que têm interesse em beneficiar do projeto podem juntar-se ao mesmo ao longo dos próximos meses e ter a oportunidade de melhorar os seus conhecimentos e fazer networking com outros coordenadores/gestores da Itália, Bulgária, Finlândia, Polónia, Roménia, Letónia e Turquia.

Fotos: DR.

Conferência online “Lisboa Maçónica”, por Mário Ferreira

Atualidade/Cultura/Mundo port

Evento realiza-se a 25 de junho, pelas 21h30

A Grande Loja Simbólica da Lusitânia – Maçonaria Mista Portuguesa, no âmbito do Ciclo das Grandes Videoconferências da Maçonaria Portuguesa, organiza, no próximo dia 25 de junho de 2020, pelas 21h30, a quinta Conferência: “Lisboa Maçónica”, por Mário Ferreira.



De acordo com a organização, esta “é uma viagem a uma Lisboa mística e simbólica maçônica desde a reconstrução de Lisboa, por Marquês de Pombal, Maçom, Iniciado em Viena de Áustria”.

Para participar na videoconferência, basta clicar nos links:

Google Meet: https://meet.google.com/yqe-dukk-hrr

YouTube: https://youtu.be/n4X_CRvj9jE

“O Ciclo das Grandes Conferências da Maçonaria Portuguesa insere-se numa abordagem de temas maçónicos, através de videoconferências abertas à Sociedade em geral”, refere a organização em nota enviada às redações.

“As Lojas Maçónicas da Grande Loja Simbólica da Lusitânia, trabalham o Rito Escocês Antigo e Aceite, o Rito Antigo e Primitivo Memphis Misraim e o Rito de York e Emulação, pela primeira vez na Maçonaria Mista Portuguesa, com as cartas patentes do Grande Oriente de França (a maior Obediência Maçônica Francesa)”, pode ler-se na referida nota.

A organização recomenda que, atendendo ao elevado número de inscrições, a entrada na conferência cerca de 15 minutos antes do início.

Fonte e imagem: GLSL.

Laboratórios da Altice Portugal abrem as candidaturas para a 4ª Edição do maior Prémio de Inovação tecnológica em Portugal

Atualidade/Concelho/Economia/Mundo port

Altice International Innovation Award

O maior Prémio de Inovação tecnológica em Portugal da Altice Labs, centro de inovação do Grupo Altice, volta para a sua 4ª Edição e encontra-se a rececionar candidaturas até ao dia 30 de setembro. Com o objetivo de “reforçar o posicionamento de Portugal no desenvolvimento da inovação, potenciando o talento nacional e difundindo-o dentro e fora de portas”, o Altice International Innovation Award (AIIA) volta a abrir portas à competitividade de empreendedores e start-ups, bem como de estudantes de mestrado e de doutoramento em Instituições Académicas portuguesas.



“O Altice International Innovation Award volta a distinguir-se pela sua ligação simultânea à Academia e start-ups, bem como pelo total dos prémios atribuídos aos seus vencedores, oferecendo o maior prémio pecuniário em Portugal na área da inovação tecnológica”, refere a companhia. O AIIA oferece ao 1º lugar da categoria start-ups um prémio no valor de €50.000 e a possibilidade de concretização de um piloto (prova de conceito) com o Grupo Altice, com a duração mínima de 9 meses, bem como distingue o vencedor da categoria Academia, com um prémio monetário no valor de €25.000. A iniciativa conta, ainda, pelo 3º ano consecutivo, com a parceria da Agência Nacional de Inovação (ANI), que irá atribuir a distinção Born from Knowledge (BfK) ao projeto finalista “nascido do conhecimento” que resulte de atividades de investigação e desenvolvimento (I&D) valorizando, assim, o conhecimento científico e tecnológico nacional.

Este ano, apesar do sucesso das três edições anteriores que contaram com o envolvimento e candidatura de diversos projetos internacionais, em virtude do momento de saúde pública que se vive em Portugal e no Mundo, o Altice International Innovation Award terá uma abrangência geográfica apenas nacional. No entanto, a possibilidade de participarem alunos estrangeiros (em intercâmbio internacional a decorrer em Portugal) e start-ups oriundas de outros países (com filial em Portugal) mantém-se e volta a ser reforçada.

A final da 4ª Edição do Altice International Innovation Award vai ser disputada no final do mês de novembro. As inscrições estão abertas até dia 30 de setembro e poderão ser feitas por start-ups e finalistas de mestrado e doutoramento. As inscrições são efetuadas online através do site oficial em https://www.alticelabs.com/site/innovationaward/.

“Todas as edições do Altice International Innovation Award têm reconhecido projetos e soluções cuja inovação e a tecnologia é base fundamental e que dão resposta a necessidades presentes no dia a dia, contribuindo para o progresso tecnológico e da nossa sociedade”, salienta a organização.

Desde 2016, o Altice International Innovation Awards já recebeu mais de 200 candidaturas, tendo os seis projetos vencedores sido premiados e apoiados num valor total superior a €200.000. Em 2019, a 3ª Edição do Prémio contou com 90 candidaturas submetidas, sendo o projeto iLOF o vencedor da categoria start-ups e o projeto Neural Motor Behaviour in Extreme Driving considerado o melhor entre os finalistas de mestrado e doutoramento, na categoria Academia.

Fonte e imagem: Altice Portugal.

“Viagens de uma Vida”, por 25 bloggers de viagem portugueses

Atualidade/Cultura/Mundo port

“Explore Portugal e leve o Mundo na bagagem!”

Pela primeira vez, 25 dos mais influentes bloggers de viagem portugueses juntam-se em livro. Objetivo? Partilhar as viagens mais marcantes das suas vidas! O livro conta com o patrocínio da iati seguros.



Numa altura tão especial como a que vivemos, os bloggers de viagem da ABVP – Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, que neste momento andam a explorar o país na iniciativa #euficoemportugal, têm mais um desafio para os compatriotas: “Venha visitar Portugal…mas leve na bagagem o resto do Mundo!”.

O lançamento oficial será um evento não presencial, que decorrerá em Castro Laboreiro, pelas 13h00, do dia 23 de junho, a transmitir online no Facebook da ABVP: https://www.facebook.com/abvppt/.

“Este livro leva-nos a 25 países, nos cinco Continentes, e proporciona-nos a oportunidade de, neste verão, enquanto saboreamos os encantos de Portugal, idealizarmos e sonharmos – sem confinamento – com as nossas próximas viagens”, resume Filipe Morato Gomes, Presidente da ABVP.

A obra, que chega às principais livrarias do país a 23 de junho, com lançamento oficial na pacata vila de Castro Laboreiro, no concelho de Melgaço, num evento transmitido online para todo o país é, pois, uma seleção de duas dezenas e meia de olhares – distintos e variados – sobre destinos espalhados pelos quatro cantos do mundo e que desafiam a plenitude dos nossos sentidos. Vai da alegria colorida do Festival Holi, em Varanasi, Índia, à angustiante luta pela sobrevivência no campo de refugiados Rohingya em Cox’s Bazar, no Bangladesh. Passa pela sensação de liberdade e pequenez que emana da mítica Ruta 40, no Sul da Argentina, como pelas paisagens inóspitas da Gronelândia e de Madagáscar.

“VIAJAR é uma inigualável forma de crescimento e enriquecimento pessoal, despertando em nós um saudável espírito de aventura e reforçando o imenso prazer da partilha. E é com essa certeza que a ABVP, que a 01 de março celebrou o seu primeiro ano de existência, decidiu partilhar esses valores, através da publicação de um livro que pretende celebrar a VIAGEM e tudo o que esta pode fazer por nós, pelos outros”, acrescenta Filipe Morato Gomes, autor do blogue Alma de Viajante.

O presidente da ABVP considera que estas páginas, complementadas com um encarte de fotografias ilustrativas, “são um hino ao ato de viajar e à vida – a celebração da diversidade cultural e da salutar comunhão entre povos”. E desafia: “Tal como nós, que o leitor se sinta inspirado para partir, explorar e ‘descobrir-se’”.

Entre os 25 autores, Rui Barbosa Batista, fundador do blogue BornFreee, deixa um repto: “Acredito que, através do olhar que vertemos em palavras, os portugueses vão fazer uma belíssima viagem em torno deste nosso apaixonante planeta, percebendo a riqueza das suas diferenças culturais e sociais”.

“O livro fala de lugares, mas também de medos que são superados, de desconfortos que são tornados desafios, de liberdades incondicionais que só o longe e o atirar-nos no desconhecido nos permitem, assim nos consigamos soltar de nós mesmos e das nossas amarras físicas e psicológicas”, acrescenta o autor. 

“Viagens de uma Vida” foi uma ideia abraçada sem hesitações pela editora Idioteque, parceira da associação nesta viagem literária. “O livro narra viagens e experiências inesquecíveis da vida de cada um dos viajantes, criando assim uma obra que é no seu todo inspiradora e mundividente, transportando em si uma multiplicidade de lugares, sentimentos, odores, tons e aventuras que nos agarram desde o primeiro parágrafo”, resume o editor, Manuel Andrade.

O segundo livro da série, a lançar em 2021, será inteiramente dedicado a Portugal, como epílogo da iniciativa #euficoemportugal.

A Associação de Bloggers de Viagem Portugueses (ABVP) é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover o desenvolvimento profissional dos bloggers que atuam no segmento de turismo, ao mesmo tempo que estimula a criação de relações éticas e transparentes com os leitores e com eventuais parceiros ligados ao turismo. Conta, atualmente, com 55 dos maiores bloggers de viagem portugueses como associados.

A ABVP tem por vetores fundamentais de atuação da ABVP, valorizar o trabalho do blogger de viagens aos olhos do mercado e entidades externas; contribuir para capacitar os associados com ferramentas e conhecimentos para que possam ser cada vez mais competentes em cada uma das múltiplas vertentes do seu trabalho quotidiano; e autorregular, estabelecendo um Código de Ética, a seguir por todos os associados, em nome da transparência para com os leitores e eventuais parceiros.

Lista de blogs/autores

365 Dias no mundo | Raquel Morgado e Tiago Pinto
A Crush On | Lígia Gomes
Alma de Viajante | Filipe Morato Gomes
Bornfreee | Rui Barbosa Batista
Carimba o Passaporte | Pedro S. Costa
Dobrar Fronteiras | Samuel Santos
Entre Vinhas | Madalena Vidigal
Explorandar | Diana Bencatel e Ricardo Mendes
Foto Viajar | Luís Seco
Fui dar uma volta | Jorge Vassallo
Ir em Viagem | Vera Duarte e Marcelo Andrade
Joland | Maria João Proença
Marlene on the Move | Marlene Marques
Mundo Indefinido | Catarina Gralha
No Footprint Nomads | Sara Silva
O Berço do Mundo | Ruthia Portelinha
Os Salemas | Fabiola Salema e Afonso Salema
Sofia na Austrália | Sofia Machado
Travel Random Notes | Sónia Dias
TravelB4Settle | Matilde Rodrigues Leitão e Miguel Costa
Two Find a Way | Maria Cerejo e Rui Grilo
Um Dia Estive Aqui | Hugo Caro
Viagens para Sempre | Bruno Rocha e Fabiana Rocha
Viajar entre Viagens | Carla Mota e Rui Pinto
Viajar porque sim | Ana C. Borges

Imagens: DR.

Contas, EMEC, transportes, mercado e concessão da água sob atenção do CDS na última Reunião de Câmara

Atualidade/Concelho/Política port

No passado dia 17 de junho realizou-se mais uma Reunião de Câmara, com vários assuntos na agenda.

O CDS-PP, através do seu vereador, António Ribeiro, elencou um conjunto de questões e dúvidas, sobre assuntos como os transportes, a concessão de água, o mercado provisório, contas ou a EMEC.

Em nota, que fez chegar às redações, os centristas informam sobre as suas posições, votos e dúvidas. Segue, na íntegra, a nota:

«Transportes

Se durante todo o ano e em situações normais o concelho de Barcelos já está muito mal servido de transportes, a situação complicou-se ainda mais neste período de pandemia. A Câmara assumiu o serviço público para garantir transporte dos alunos do 11º e 12º anos. Terminando dentro de pouco tempo as aulas, não termina a necessidade de transporte de muitos barcelenses de e para a sede do concelho. Que está a fazer a Câmara para salvaguardar esta necessidade sabendo-se que o retomar da atividade económica em alguns sectores implica mais deslocações e que também vários serviços ligados por exemplo à formação funcionarão até 31 de julho e a aposta diz-se, deve privilegiar o transporte coletivo em vez do individual, que também não é acessível a muitos? São também muitos os idosos que necessitam deslocar-se a Barcelos e se veem impedidos por falta de transporte público ou pelo preço proibitivo para as suas reformas de viajar de táxi. No seguimento de várias propostas que temos apresentado para beneficiar as famílias, procurarei na próxima reunião apresentar mais algumas medidas. Entretanto, a questão dos transportes públicos necessita de solução. A Câmara certamente terá dificuldades em assegurar o serviço, mas também poderá servir de intermediária entre os utentes e as empresas de transportes que, durante todo o ano, beneficiam dos contratos com a Câmara.

MERCADO PROVISÓRIO

Que obras de adaptação vão ser feitas?

Qual o seu custo?

Qual a previsão para estar a funcionar?

Ficarão aí todos os vendedores, incluindo talhos e peixe?

..

Quando prevê que poderá ser aberto o parque e o pavilhão para a população em geral?

Já há uma decisão final sobre a realização da Mostra de Artesanato?

CONCESSÃO ÁGUA

Já reuniu com os acionistas? Tem alguma garantia escrita que o fundo não é para vender? Que não há risco de executarem a sentença?  Qual a sua previsão para ter o processo terminado? Será neste mandato?

DECLARAÇÃO DE VOTO PROPOSTAS 33,34,35 E 36

As propostas 33,34,35 e 36, embora para unidades orgânicas diferentes, referem-se todas a Recrutamento de pessoal dirigente. Nesse sentido, a declaração de voto do CDS é igual para todas. De referir que não colocamos minimamente em causa as competências ou qualidades das pessoas a quem não foi renovada a comissão de serviço, quem as está a substituir, nem quem as irá definitivamente substituir se, por acaso, vierem a ser outras.

1- É competência do Presidente da Câmara a gestão dos recursos humanos, nomeadamente renovar comissões de serviço ou nomear substituições de pessoal dirigente, seguindo os procedimentos legais em vigor. E logo aqui se nos levantam algumas dúvidas, nomeadamente tendo em conta problemas que houve para a eleição da comissão paritária que permitisse a avaliação de desempenho, que tiveram certamente influência nos prazos que a lei obriga. Essas dúvidas legais, por si só, e no seguimento das posições tomadas sobre outros assuntos em que é consensual que devemos ter o máximo de cuidado na aprovação de propostas, dizia, essa dúvida por si só motivaria o meu voto contra, por questões de prudência.

2- Por outro lado, parece-nos estranho que, apesar de também nada nos ser dito sobre as renovações anteriores, algumas delas já de há muitos anos, sinal de confiança pessoal e de avaliação de desempenho positiva, se decida agora, quase no final do mandato, não renovar as comissões e escolher outras pessoas para as substituir, competência sem dúvidas do Presidente da Câmara. Aliás a competência das pessoas a substituir é publicamente reconhecida e foi mesmo salientada pelo Sr. Presidente da Câmara quando, em 2016, na primeira crise pública do Partido Socialista ao nível da Câmara Municipal que culminou com um executivo permanente de duas pessoas, renovou as comissões de serviço e publicamente teceu rasgados elogios às qualidades e à lealdade das mesmas pessoas que quer agora substituir. Não acha que deveria haver uma explicação para agora as querer substituir? A falta de explicação pode levar a muitas interpretações e pôr em causa, quer as opções do Sr. Presidente, quer as competências e qualidades profissionais das pessoas a quem não foi renovada a comissão de serviço. Da parte do CDS, pelo que é, agora por alguns, antes por todos, considerado um desempenho exemplar, fica o reconhecimento ao Eng.º Cristiano Faria, Dra. Célia Portela, Dra. Cláudia Domingues e Dra. Cristina Esteves. Não temos qualquer justificação do Sr. Presidente para lhes ter retirado a confiança na gestão das respetivas unidades orgânicas ao não renovar a comissão de serviço. Tudo nos leva a crer que o tempo escolhido para essa não renovação, não nos tendo sido dada qualquer justificação, tem apenas a ver com motivos políticos.

3- Tendo em conta as dúvidas quanto à legalidade do procedimento e a falta de informação sobre o que motivou a não renovação da comissão de serviço a 4 pessoas que sempre foram tidas como competentes nos respetivos serviços, voto contra esta proposta.

PRESTAÇÃO DE CONTAS EMEC 2019

A Empresa Municipal de Educação e Cultura de Barcelos, E.M. (EMEC), enquadra-se no sector empresarial local de acordo com a Lei nº 50/2012de 31 de agosto, sendo o seu capital totalmente detido pelo Município de Barcelos.

O relatório de atividades e prestação de contas de 2019 apresenta-nos uma situação bastante preocupante e sem qualquer intervenção do executivo socialista que se tem limitado a deixar andar. O ativo diminuiu 1.149.806,50, euros face ao ano anterior, o que representa uma redução de 37,39%. Desde pelo menos 2016 que o relatório repete que a EMEC “tem um total de capital próprio negativo, que ascende ao montante de 659.070,95 euros, estando perdida a totalidade do capital social. Esta situação influencia os indicadores de Autonomia Financeira e de Solvabilidade, tornando estes indicadores negativos. A EMEC não consegue ter a capacidade em satisfazer suas obrigações de curto prazo, ou seja, na data do vencimento pois depende das transferências/reembolsos do POCH que não são temporalmente previsíveis. Esta situação implica uma gestão dos fundos de tesouraria que tem que ser muito cuidada e prudente. A EMEC executa os seus compromissos, mas mais lentamente, recorrendo muitas vezes à banca, o que leva a manter um passivo de curto prazo relativamente elevado”. “Face a esta situação, a empresa está enquadrada no disposto no art.º 35º do Código das Sociedades Comerciais. A Administração da EMEC informou o detentor do capital desta situação e considera que devem ser estudadas soluções para a sua situação”. Foi celebrado em 2019 um contrato programa com o Município de Barcelos, do qual resultou um valor de 323.065,50 euros.

O futuro da Empresa Municipal de Educação e Cultura de Barcelos, E.M. encontra-se atualmente dependente do processo em curso de aplicação da Lei 50/2012. O Município de Barcelos ainda não decidiu o futuro da EMEC. No entanto, a administração da EMEC tem perspetivas de que o Município irá decidir de forma favorável à continuidade da empresa.  A administração da EMEC considera que, para que a empresa apresente resultados positivos, a ETG necessita de, pelo menos, mais duas a três turmas de alunos. Existindo alguma diminuição dos alunos nos cursos profissionais, realidade à qual a EMEC não é alheia, a Administração da EMEC considera importante aumentar a sua capacidade de formação em cursos CEF. Mas um facto é que o número de alunos tem vindo a diminuir. Todos concordamos, pelo menos em palavras, que a educação é um investimento e que a ETG é uma mais-valia em termos académicos e até sociais.

Mas é incontestável que temos um problema em mãos e nada tem sido feito pelo executivo socialista para o resolver. São alunos, professores e funcionários que constroem ali o seu futuro e que não merecem viver diariamente esta instabilidade que a inatividade dos responsáveis municipais está a causar e manter. A situação de gestão corrente, sem colocar em causa evidentemente o Conselho de Administração que já solicitou a sua substituição, em nada favorece a resolução da situação, muito pelo contrário. Diz a administração, em todos os relatórios desde 2016, que o Município de Barcelos ainda não decidiu o futuro da EMEC. A inatividade do executivo socialista é gritante. Aqui, parar não é morrer, parar é matar deliberadamente o futuro de muitos alunos, professores e funcionários. Sempre a oposição se disponibilizou para colaborar. Aprovou-se mesmo um plano de reestruturação apresentado pelo vereador do BTF. Até hoje não se deu seguimento. A todo o momento a empresa pode ser dissolvida por culpa exclusiva do presidente da Câmara. Ao longo dos anos, na Câmara e na Assembleia, temos apresentado e aprovado propostas no sentido de ajudar a resolver esta questão. Ao longo dos anos tem sido evidente o deixar andar do executivo socialista com a cumplicidade do Partido Socialista. Como disse, ninguém que lá está, alunos, funcionários e professores, merece esta incerteza e instabilidade. Neste quadro, não resta alternativa ao vereador do CDS que não seja votar contra esta proposta, como posição de alerta para a urgência de resolver a situação, disponibilizando-se sempre para ajudar a encontrar e implementar soluções e declinar também quaisquer responsabilidades financeiras pessoais uma vez que, tal como em 2016, 2017 e 2018, cujos documentos são quase iguais a este, mudando apenas os números, a administração da empresa afirma que já avisou o detentor único do capital social da empresa que é o município.

PRESTAÇÃO DE CONTAS 2019- Proposta 39

Após a análise do relatório de Gestão do ano de 2019, confirmamos novamente o que temos vindo a dizer ao longo dos anos. Sendo mais do mesmo, infelizmente um mesmo muito poucochinho, pouco há a acrescentar ao que temos dito. Apresentamos as nossas propostas para o Orçamento, algumas diferentes da mesmice que há anos nos é apresentada, mas a reação foi a mesma. O Orçamento é do Partido Socialista, só o Partido Socialista, mesmo não tendo tido a maioria dos votos dos barcelenses, pôde inserir as suas opções.

O executivo socialista não tem tido estratégia que promova o desenvolvimento do nosso concelho.

É essencial refletir sobre as ações e confirmar os seus resultados práticos de forma a estas poderem ser mantidas ou reformuladas consoante os objetivos que se pretendem. E essa avaliação raramente é feita havendo pelouros que perpetuam ações de há mais de 20 anos sem saberem se ainda mantêm atualidade. Copiar, colar!

Deixando para a Assembleia Municipal uma análise mais exaustiva do documento, salientamos o acréscimo de receitas fiscais para o Município.

Diz-nos o documento que em 2019, o Município de Barcelos apresenta resultados positivos, evidenciando o reforço da consolidação do equilíbrio financeiro alcançado nos últimos anos.

Falando em contas certas, em 2019 o Município arrecadou 60 milhões de euros e efetuou pagamentos no montante de 64 milhões de euros. Certíssimo! Dizem-nos que o pagamento da indemnização no âmbito do processo da PPP – Barcelos Futuro, no valor de 8,6 milhões de euros do capital e 4,4 milhões de euros em juros, foi o evento que maior impacto teve na execução da despesa e justifica em larga medida que a mesma tenha sido superior à receita arrecada. (mais uma vez o PS não quis seguir as opções da oposição e todos os barcelenses saíram penalizados!)

Evidentemente que o Município precisa de receita para poder realizar o seu trabalho, mas como sempre dissemos, o aumento das receitas não deve ser feito à custa do aumento constante das verbas dos impostos, mas em medidas que possam baixar a despesa.

Quanto aos impostos diretos, a execução foi muito aproximada da estimativa, tendo-se cobrado 18,8 milhões de euros (100%). As receitas proporcionadas pelos impostos têm particular importância no orçamento municipal, representando 34,3% das receitas correntes e 23,8% do total do orçamento.

Os impostos indiretos e taxas, receitas com a mesma origem, diferem apenas quanto ao tipo de entidade pagadora, coletivo ou particular, tiveram em conjunto uma execução na ordem dos 111,5%. De referir que estas receitas são provenientes dos regulamentos municipais, cujos valores não aumentam desde 2009, por opção do executivo. Nem baixam também por opção do executivo socialista!

Receitas correntes – 95,9% de execução sendo que de impostos diretos foram recebidos 100,5%, de impostos indiretos 106,6% e de multas e outras penalidades 116%. Valores reais sempre a subir desde 2016.

De receitas fiscais, compostas pelos impostos diretos, indiretos e taxas multas e outras penalidades, o Município recebeu 21,4 milhões de euros, valor que representa 27,1% do total do orçamento e uma taxa de realização de 106,3%, face à previsão inicial.

O valor de maior significado é o relativo a impostos diretos que registou 18,8 milhões de euros e que são a componente principal das receitas fiscais.

Dos vários impostos que constituem receita municipal, o IMI é o imposto que regista maior valor, 9,7 milhões de euros, sempre a aumentar mesmo acima do previsto e que, o PS teima em não baixar, seguindo-se o IMT com 3,6 milhões de euros e o IUC com 3,1 milhões de euros.

A Derrama superou as expetativas, com 2,3 milhões de euros, valor que representa uma taxa de realização de 114%.

Da participação de 5% no IRS foi transferido para o Município 2,7 milhões de euros, valor que aumentou relativamente ao ano anterior em 110 mil euros.

E perguntamos todos: o que está a ser feito do dinheiro que pagamos em impostos? Evidentemente que está a ser gasto, mas, no nosso entender, em muitas situações, não no que é mais necessário. Evidentemente que continuamos a achar que a carga fiscal é elevada e que poderia haver margem para baixar o IMI e devolver parte do IRS se fossem feitos cortes noutras áreas menos prioritárias. É que não vemos benefícios para as famílias, nem investimentos que possam atrair empresas e empresários que possam criar empregos mais de base tecnológica não nos limitando à têxtil e ao artesanato, por muito bons que sejam e são. Em relação à dívida, é evidente que vai baixando, mas apenas no valor da amortização, nada mais que isso! O apoio às famílias continua infelizmente a descer. Esse apoio seria e será sempre a nossa prioridade!

Sobre 2018, dizia-nos o documento da prestação de contas:

“Como se verifica, o Município de Barcelos mantém níveis de investimento elevado, com um grande número de projetos próximos da fase de execução, depois de cumpridos todos os requisitos legais quanto aos procedimentos concursais e visto do Tribunal de Contas. Por isso, o ritmo de execução de obras no âmbito do PEDU está abaixo da média dos restantes municípios e áreas metropolitanas”.

“Neste capítulo das transferências, terá de se reconhecer a necessidade de recuperar dando maior impulso na concretização dos investimentos com financiamento assegurado pelo FEDER – programas PEDU e PDCT, na medida em que aproxima o término do quadro Portugal 2020”.

Sobre 2019, diz-nos este documento:

Neste capítulo das transferências verifica-se uma baixa taxa de concretização dos investimentos com financiamento assegurado pelo FEDER – Plano estratégico de desenvolvimento urbano (PEDU) e do Pacto de desenvolvimento e coesão territorial (PDCT), do programa operacional regional Norte 2020. Como as pessoas têm memória curta e as obras são para fazer próximo das eleições, temos 2020 e 2021, se houver dinheiro. Por outro lado, continuamos a pagar e bem a promessa eleitoral de baixar o custo da água. 2019 foi mais um ano perdido, apesar de terem sido dadas ao Partido Socialista todas as condições para resolver a situação das duas formas que até agora apresentou.

Em resumo, assistimos a uma gestão autárquica que deixou passar mais um ano sem resolver os problemas e necessidades dos barcelenses, priorizando a propaganda e a publicidade, o anúncio do que virá e nunca chegamos a ver. Assistimos ao desrespeito pela oposição, ignorando todas as propostas e alguns esclarecimentos. Solidários e sempre parte da solução em tudo o que consideramos serem os interesses dos barcelenses, este documento reflete decisões que não aprovamos: O Plano e Orçamento 2019. Em coerência com o nosso sentido de voto nos mandatos anteriores optamos pela abstenção, porque o que está em causa é o relatório de prestação de contas e não as opções que o originaram.

PROPOSTA 40

Tendo votado contra as opções do Plano e Orçamento para 2020, afirmamos que seria da exclusiva responsabilidade do Partido Socialista a sua execução. Sempre nos abstivemos nas suas revisões e, mais uma vez, o fazemos agora. As opções são do Partido Socialista e, se concordamos com a inscrição da Extensão de Saúde de Sequeade e a 2ª fase do Estádio Cidade de Barcelos (que esperamos passem da inscrição), achamos que a verba a afetar aos efeitos da COVID 19 é muito limitada (pouco mais de 0,5% do orçamento), quando os efeitos da pandemia exigem muito mais por parte da autarquia. Continuaremos a apresentar propostas nesse sentido.»

Fonte: CDS-B.

Foto: José Santos Silva.

Mercado energético: Endesa apoia com 300 mil euros clientes afetados pela crise do coronavírus

Atualidade/Concelho/Economia/Mundo/Opinião port

De forma a combater as dificuldades económicas com que muitos clientes se estão a deparar, e não esquecendo que a fatura da eletricidade é dos gastos mais elevados das famílias portuguesas, muitas companhias de eletricidade lançaram medidas de proteção que passam tanto pelo adiamento do pagamento das faturas, planos de pagamento e também de fundos monetários para os mais afetados pela crise.



Tendo em conta o cenário atual, a Endesa lançou um fundo monetário de 300 mil euros para apoiar os seus clientes

A medida que permitirá reduzir a conta da luz,  arrancou no dia 27 de abril e encontra-se a decorrer até dia 30 de junho, caso ainda exista plafond disponível.

São elegíveis a beneficiar desta medida: 

  • Pessoal ligado aos serviços hospitalares (Serviço Nacional de Saúde);
  • Desempregados e em regime de lay-off devido à COVID-19;
  • Trabalhadores por conta própria ou outrem que estejam impossibilitados de desempenhar as respetivas funções ou que tenham sofrido contágio.

Solicitar o apoio:

O apoio pode ser solicitado diretamente no site da Endesa, através do formulário de contacto online e ainda na área de cliente do My Endesa.

Para mais informações sobres sobre o mercado elétrico contacte com o 211 451 219

https://lojaluz.com/fornecedores/endesa/contactos

https://selectra.pt/energia/empresas/endesa

Por: Selectra Portugal.*

Foto: DR.

(* A redação do artigo de opinião é única e exclusivamente da responsabilidade do autor)

Gil Vicente FC conquista primeira vitória “pós-retoma”

Atualidade/Concelho/Desporto/Mundo port

CD Aves derrotado no Cidade de Barcelos por 3-0

O Estádio Cidade de Barcelos recebeu mais um jogo a contar para a Liga NOS, neste caso, o Gil Vicente FC vs. CD Aves, da 28ª jornada.



A equipa de arbitragem era constituída por André Narciso (AF Setúbal), coadjuvado por Paulo Brás e António Godinho, com Dinis Gorjão (AF Setúbal) como 4º árbitro.

As equipas alinharam da seguinte maneira:

Gil Vicente FC – Denis, Henrique Gomes, Rúben Fernandes, Rodrigo, Alex Pinto, Claude Gonçalves, Soares (João Afonso, 93′), Kraev (Naidji, 60’), Rúben Ribeiro (Vítor Carvalho, 76’), Lourency (Samuel Lino, 60’) e Sandro Lima (Hugo Vieira, 76’). No banco ficaram Bruno, Arthur Henrique, Edwin Vente e Baraye.

CD Aves – Fábio Szymonek, Milos (José Varela, 70’), Bruno Morais (Banjaqui, INT), Diakhité, Buatu, Ricardo Mangas, Tshibola (Rúben Macedo, INT), Rúben Oliveira (Bruno Lourenço, 81’), Cláudio Falcão, Mohammadi e Pedro Soares (Marius, 70’). No banco ficaram Aflalo, Pedro Delgado, Afonso Figueiredo e Estrela.

Boa primeira parte, com o Gil Vicente FC sempre por cima do jogo e abrindo o marcador cedo, logo aos 10’. Canto da direita, há um cabeceamento para dentro da área, onde aparece Henrique Gomes, solto de marcação, a apontar o primeiro da partida. Aos 36’, Rúben Ribeiro apontou o segundo golo gilista. Recuperação na defensiva e contra-ataque rápido, culminado num cruzamento de Alex Pinto e Rúben Ribeiro a “mergulhar”, cabeceando para o fundo das redes. Ao intervalo: 2-0 para o Gil Vicente FC.

Segunda parte mais fraca, com o Gil Vicente FC a gerir o jogo e o resultado, com os avenses a não terem argumentos para dar a volta ao resultado e chegar, sequer, ao empate. É verdade que Mohammadi ainda marcou um golo, aos 84’, mas este foi anulado por fora de jogo. Este momento “acordou” o jogo, com Samuel Lino, aos 89’, a marcar novo golo gilista. A bola sai de Denis e em poucos toques, há passe de desmarcação com o brasileiro a ficar na cara do guarda-redes e a não falhar, fazendo o 3-0 final.

Com esta vitória, a manutenção fica quase garantida, tendo os gilistas 33 pontos. Na próxima jornada, o Gil Vicente desloca-se a Alvalade para defrontar o Sporting CP, no próximo dia 01 de julho, pelas 21h15.

[Ndr: notícia atualizada a 22.06.2020, pelas 09h15]

Sr. dos Aflitos

Atualidade/Concelho/Desporto/Mundo/Opinião port
Hugo Pinto

Esta semana vamos ter dérbi de “aves de rapina”. As águias de Lisboa recebem as dos Açores. O que não deixa de ser curioso, atendendo a que açores são, precisamente, aves de rapina, que, aliás, deram o seu nome ao arquipélago, dada a abundância destas aves com que os colonos pensaram deparar-se, quando foram povoar estas ilhas em meados do séc. XV. Curiosamente, essas aves que os navegadores pensaram ver não eram, de facto, açores, mas sim, uma subespécie de águias de asa redonda. Portanto, parece que estaremos “em família”.



Mas será mesmo assim? É que, por outro lado, uma outra teoria diz que o nome Açores vem do latim azureus, que significa azul, em alusão ao imenso mar azul que rodeia as ilhas. E, neste caso, poderia ser um mau presságio, pois se as supostas “águias” insulares se revelarem mais “azuis”, podem ser um lobo em pele de cordeiro, fazendo-nos a vida difícil e facilitando a dos azuis.

Todas esta “tarologia” seria desnecessária, se o nosso Benfica andasse com “a cabeça no lugar” e assumisse o seu lugar de real favorito. Independente do adversário, o Benfica pode e deve jogar sempre com uma inquestionável vitória em mente. Infelizmente, nem sempre é assim. E nova prova disso mesmo, demos em Vila do Conde.

É certo que não é o local mais fácil para jogar como visitante. Mas, caramba, o Benfica é muito superior. E pasme-se, acabámos por ganhar à “rasquinha” com um golo do improvável Seferovic, um flop ao nível de Karadas e Pringle, que só marcou golos quando João Félix lhe chutava assistências a pingar mel contra as canelas.

Esperemos que terça-feira as coisas ganhem melhor aspeto, porque é agoniante ver o Glorioso a jogar desta maneira. E sempre tive fezada no Lage, não gostava de o ver ir embora. Mas é certo que também este tem de fazer mais e, sobretudo, melhor. Valha-nos o Sr. dos Aflitos. Muitas novenas lhe dedique o Bruninho…

Viva o Benfica!

E pluribus unum.

Por: Hugo Pinto*.

(* A redação do artigo de opinião é única e exclusivamente da responsabilidade do autor)

1 2 3 10
Ir Para Cima