APAC – Associação de Pais e Amigos de Crianças – é a única IPSS do Concelho de Barcelos com protocolo estabelecido com Instituto da Segurança Social (Centro Distrital da Segurança Social de Braga) para assegurar o atendimento e o acompanhamento social a famílias beneficiárias da medida do Rendimento Social de Inserção.
O Protocolo celebrado desde 2005 superou várias restruturações concelhias ao nível dos serviços de atendimento e acompanhamento social e em 2015, na última restruturação, viu ser-lhe atribuída competências para o exercício de funções na totalidade do Concelho, parecer que foi novamente vinculado em 2021.
Este serviço da APAC, com uma equipa composta por 2 técnicos superiores e 3 ajudantes de ação direta, já atendeu mais de 2 mil famílias, numa média de 121 novas famílias por ano e, atualmente acompanha uma média de 200 famílias, distribuídas pelas 61 uniões de freguesia. Possui um papel importante e ativo no Núcleo Local de Inserção de Barcelos, onde desenvolve ações de acompanhamento das famílias em articulação com o Centro Distrital da Segurança Social de Braga, Instituto de Emprego e Formação Profissional, Câmara Municipal de Barcelos, Aces Cavado III Barcelos/ Esposende, os serviços de ação social das entidades GASC, C.S.P. Arcozelo, C.C. Moinhos de Vento e outras entidades de intervenção comunitária com adesão àquele Núcleo de trabalho.
O serviço da APAC tem obtido de forma consistente e continua avaliações positivas e de superação dos objetivos por parte do Núcleo Local de Inserção, destacando a intervenção efetuada junto das famílias e o elevado número de autonomizações conseguidas ao longo destes 16 anos. Na concretização destes resultados a Equipa destaca a execução de diagnósticos sociais que enfatizam as potencialidades e competências das famílias, acreditando veemente que o sucesso está na capacidade de empoderar as próprias pessoas e torná-las gestoras dos seus percursos.
Com este objetivo em mente, a Equipa, tem promovido, nos últimos anos, intervenções individuais e em grupo, com foco no aumento das competências sociais e emocionais das pessoas alvo do acompanhamento social e, as avaliações finais demonstram a importância desta capacitação no alcance de percursos de autonomia eficazes. Reconhecida por ser apologista de intervenções que foquem em ações realizadas pelos próprios intervenientes, as famílias, a Equipa da APAC acredita que todo o processo de mudança bem sucedido tem origem nas próprias pessoas e é nesta premissa que assenta todas as suas intervenções.
Os desafios de um serviço de acompanhamento social são múltiplos e complexos, mas decorridos 16 anos de trabalho na 1ª linha de intervenção, a Equipa efetua um balanço compensador e de concretização, preparada para um futuro que é sempre incerto, mas será com certeza de esperança.
Por: Equipa RSI da APAC


