2500 atletas na maior Festa do Trail Running Nacional
Nos últimos oito anos, todos os finais de setembro, a “Grande Festa” de Trail Running ruma ao Alto Minho e tem a Serra d’Arga como palco principal. Comprovando que este evento é muito mais do que uma prova desportiva, é a celebração da família do trail, um encontro de amigos em comunhão com a Natureza, é momento de superação pessoal e transposição de limites.
A Serra d’Arga tem um território com 4500 hectares e faz parte do maciço montanhoso da Peneda-Gerês. Também conhecida por Montanha Sagrada, devido aos seus trilhos seculares, esconde em si vários quilómetros de calçadas romanas que ligam as populações, de aldeia em aldeia, tornando-a num local único e mágico. Aqui, há um microclima próprio. Não temos em Portugal outra serra com tamanha altitude encostada ao Atlântico. Apenas dez quilómetros separam o mar dos 825m de altitude máxima desta serra na zona Norte de Portugal, onde os ventos fortes arrastam a massa de ar húmido do Atlântico que dá vida a este local.

A edição de 2018 realizou-se de 21 a 23 de setembro e trouxe, uma vez mais, novidades para os seus participantes. A inclusão da vizinha Galiza no projeto Grande Trail Serra d’Arga (GTSA) é uma delas. O rio Minho e o Monte de Santa Tecla foram palco da prova Sunset 13km na sexta-feira e a do GTSA Aventura 80km ao romper do dia de sábado. Com partida às 6h00 no centro de Caminha, os atletas dos 80 quilómetros seguiram para a travessia do rio Minho em kayak, subiram ao Monte de Santa Tecla, regressando para a mata do Camarido com nova travessia a pares em kayak. Subiram ao Monte de Santo Antão, depois ao Monte da Sra. das Neves e entraram em Dem. Aqui, o percurso passou a ser coincidente com o do GTSA 53km, correndo os participantes dos 80 quilómetros em conjunto com os da versão de 53 quilómetros. Um grande desafio que uniu a volta completa à Serra d’Arga, com Caminha e La Guarda, Galiza. Esta nova aventura de 80 quilómetros foi ganha pelos barcelenses João Rodrigues (10h14m13s) e Mariana Ballester (14h30m51s).

O GTSA KM Vertical aconteceu também no sábado, dia 22, às 10h30, em Estorãos, permitindo assim que os seus participantes vissem a partida do GTSA 53km em Dem e se deslocassem, depois, para a partida. Com a partida do GTSA 53km às 9h00 e do KM Vertical às 10h30, houve uma grande massa humana e uma grande festa no alto da Senhora do Minho.

Os vencedores da prova rainha do evento, os 53 quilómetros, foram Hélio Fumo, da equipa Runners do Demo/Compressport, com 05h22m44s e Sofia Roquete do AMCF-Arrábida Trail Team com 06h51m35s.

No domingo, dia 24 de setembro, decorreram, em simultâneo, três provas competitivas: o Trail Longo, com 33km e 21km, e o Trail Curto com 14km. Teve ainda lugar uma caminhada de 7km. Todas as provas foram circulares, com partida e chegada em S. Lourenço da Montaria, no Município de Viana do Castelo.

Esta edição contou com nove provas de vários níveis de dificuldade e para todas as idades e perfis: Sunset Trail 13km, GTSA Aventura 80km, GTSA Ultra Trail 53Km, KM Vertical, Trail Longo 33Km, Trail longo 21Km, Trail Curto 14Km, Caminhada 7Km e Trail Jovem.

Nesta edição estiveram presentes cerca de 2500 atletas, oriundos de vinte e quatro países diferentes, com destaque para Espanha, França, Cabo Verde e Portugal. Apesar de forte contingente de atletas internacionais, a 8ª edição do Grande Trail Serra d’Arga foi dominada por atletas portugueses na prova rainha, tanto na vertente masculina como feminina.

O Grande Trail da Serra D´Arga é organizado pela Carlos Sá Nature Events® com o apoio e colaboração das Câmaras Municipais de Caminha, Viana do Castelo, Ponte de Lima e La Guarda; Juntas de Freguesias de Dem, São Lourenço da Montaria, Estorãos, Arga S. João, Arga de Cima e Arga de Baixo. Foram, ainda, parceiros desta edição a Impetus, Berg Outdoor, 4moove, Ecomobile rent-a-car, Milaneza, Chocolates Avianense e Águas do Fastio.

A Grande Festa do Trail Nacional já tem data marcada para o próximo ano. A rumaria à Serra d’Arga será de 20 a 22 de setembro de 2019.
Fonte: GTSA.
Fotos: DR / Susana Luzir e Miguel Ferreira.