Barcelos registou nova subida no ranking “Portugal City Branding 2019”, elaborado pela consultora BLOOM, que analisa os negócios, o turismo e as condições de vida nos 308 municípios portugueses. Em termos globais, analisando as três categorias “Negócios”, “Visitar” e “Viver”, o concelho de Barcelos ocupa a 8ª posição na região Norte, tendo subido duas posições em relação ao ano anterior.
Na categoria “Negócios”, Barcelos protagonizou, segundo a própria BLOOM, uma “grande subida”, tendo escalado seis lugares até à 16ª posição do ranking. Foi um dos três concelhos que mais cresceram, junto com Matosinhos e Famalicão.
Na categoria “Viver”, Barcelos registou, igualmente, uma subida, desta feita de duas posições, até ao 21º posto.
O ranking “Portugal City Brand” examina o sucesso dos 308 municípios portugueses e o desempenho relativo entre eles na obtenção de novos investidores, residentes e turistas.
Em cada edição, são consideradas diversas fontes de informação, relacionadas com as três dimensões (“Negócios”, “Visitar” e “Viver”) para a formação deste algoritmo. Os resultados finais deste ranking não só medem as perceções sobre um município, mas também, classificam o desempenho da sua marca de uma forma tangível e realista.
A metodologia utilizada avalia a variável económica turística e social, representada por dados estatísticos; a variável da procura através das pesquisas online captadas pela ferramenta Digital Demand – D2; e a variável da performance online, através da análise dos sites e das redes sociais oficiais de cada município. Desta forma concreta e rigorosa, é possível avaliar o desempenho e a eficácia dos diversos municípios na captação de investidores, turistas e novos residentes.
Fonte e foto: CMB.