Após a análise de mais de nove centenas de poemas de alunos do 3º e 4º ano, do Ensino Básico do concelho, o Júri do concurso de poesia «Falar de Água com Amor», promovido pela Águas de Barcelos, já selecionou os trabalhos vencedores.
O poema «Água e Barcelos», da autoria de Afonso Tomás P. Dias, da EB1 de Galegos – Santa Maria é o grande vencedor. O segundo lugar foi atribuído a Patrícia Vieira Rodrigues, da EB1 de Ponte, e o terceiro lugar foi atribuído a Filipa Ribeiro Nibra, da EB1 de Aldreu. A entrega de prémios será brevemente agendada e os melhores poemas por escola serão expostos em data e local a informar em breve.
A forte adesão ao projeto trouxe a concurso poemas de alunos de todos os agrupamentos escolares do concelho e contou com o envolvimento de 42 escolas. A decisão do júri não foi fácil, pois, em avaliação, estiveram trabalhos de grande qualidade literária e reveladores do grande empenho das escolas e alunos na participação deste projeto.
Eis o poema vencedor:
“Água e Barcelos”
Há um bem preciso
Sobre o qual vamos falar
É fonte para a nossa vida
Que precisamos aprender a preservar
.
Está nos rios e nos mares
Cristalina e sem igual
Pode ser doce ou salgada
Mas sempre especial
.
Água é o seu nome
Do ambiente a brotar
Magnífico dom da Natureza
Que devemos respeitar
.
Em Barcelos ou Portugal
E no Mundo inteiro é preciso alertar
A água é presente, passado e futuro
Por isso a ordem é poupar
.
A todos sem exceção
Lançamos o alerta
É preciso respeitar a água
E gastar na dose certa
.
Na nossa escola
Temos um desejo profundo
Que juntos cuidemos do ambiente
Porque as crianças são o Mundo
.
Afonso Tomás P. Dias
EB1 Galegos – Santa Maria
O Concurso de Poesia sob o tema «Falar de Água com Amor» tinha como objetivo “fomentar, junto dos mais jovens o gosto pela escrita e pela leitura, desafiando os alunos dos agrupamentos escolares do concelho a assinalaram o Dia de São Valentim com um poema recheado de sentido”. O júri composto Bernardete Costa, Vítor Pinho e José António Serra, analisou os trabalhos com base na originalidade, criatividade, coerência e pertinência ao tema. Com ideias e vocabulários compatíveis à sua categoria, os poemas deveriam conter as palavras “Águas” e “Barcelos”.
Imagem: DR.


